Costa Rica 21 ℃

Saúde de Costa Rica reforça alerta sobre remédio que causa intoxicação

Medicamentos com bromidrato de bextrometorfano estão proibidos

Publicado em 04/10/2013 15:52

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde do Paraguai emitiu um alerta para as autoridades brasileiras sobre o uso do medicamento que estaria causando fortes efeitos colaterais em crianças. De acordo com o órgão do País vizinho, medicamentos com princípio ativo Bromidrato de Dextrometorfano (Xarope Mento Vick) estão com fabricação e venda proibida no Paraguai.

Diante disso, a Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância Sanitária reforça o alerta sobre o uso de medicamentos para tosse ou gripe adquiridos no Paraguai. O alerta é referente aos casos de intoxicação registrados nas cidades de Dourados - MS e Ponta Porã - MS depois do uso destes remédios. Os sintomas são: falta de ar, sonolência, cianose (lábios roxos) e podem causar óbito.

Conforme as orientações do Departamento de Vigilância Estadual, a Secretaria de Saúde reforça a recomendação para que a população não consuma os seguintes medicamentos: Mentovick xarope; Tegnogrip Plus Núcleo (comprimido); Tegnogrip BB xarope; Medibron xarope; Bronolex gotas orais e Bronalar xarope. Em Mato Grosso do Sul, seis crianças já foram internadas com suspeitas de intoxicação, uma criança morreu e outras duas continuam internadas em Dourados – MS.

“Não utilizem medicamentos fabricados no Paraguai, visto que estes produtos não possuem registro no órgão sanitário brasileiro – Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, portanto estes produtos não possuem segurança e eficácia reconhecidos ou comprovados. A legislação brasileira proíbe a distribuição, transporte, comércio, prescrição e dispensação de medicamentos fabricados no Paraguai em território brasileiro”, esclarece a secretária de Saúde Adriana Tobal.

A secretária Adriana Tobal também pede que a população não se automedique ou consuma qualquer medicamento sem a orientação médica ou farmacêutica. Se o paciente apresentar algum dos sintomas citados anteriormente, principalmente a dificuldade de respirar e a sonolência, é necessário que procure imediatamente um médico. No momento da consulta, é essencial informar o que tomou e, se possível, levar o remédio.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar