Costa Rica 24 ℃
Queimadas no Pantanal atingem mais de 600 mil hectares de mata
Queimadas no Pantanal atingem mais de 600 mil hectares de mata (Foto: Reprodução/Reuters)

Queimadas no Pantanal atingem mais de 600 mil hectares de mata

Segundo o Inpe, já são 2.527 focos de incêndio no bioma. Dados apontam que fogo pode ter começado a partir da ação humana

Publicado em 27/06/2024 20:30

Os focos de incêndio no Pantanal neste mês já superam os do primeiro semestre inteiro de 2020. De acordo com dados do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - contabilizando desde do início do mês de junho, já são mais de 2,5 mil no bioma.

Segundo o biólogo e diretor de Comunicação da ONG SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, o fogo já consumiu mais de 676 mil hectares, o equivalente a mais de quatro cidades de São Paulo. O especialista explica ainda que a maioria das queimadas na região foram criadas a partir da ação humana.

“A situação do Pantanal está muito seca. Este ano provavelmente deve ser o ano mais seco da história do Pantanal. (...) A área alagada do Pantanal, que passa mais de seis meses debaixo d’água, está 61% abaixo da média histórica. Essa vegetação que cresce nessa área alagada, na hora que está seco e quente, ela fica muito propícia para o alastramento do fogo e aí a gente soma isso ao fator humano, conseguimos ver esses incêndios”, explica em entrevista ao Terra Agora, que foi ao ar nesta quinta-feira, 27.

Em uma nota técnica emitida pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que nos meses de março, maio e junho nenhum foco foi originado a partir de raios.

“A grande maioria deles começaram perto da beira do rio do Rio Paraguai, do Rio Paraguai mirim, próximos a cidade de Corumbá. São locais onde moram muitas pessoas, que usam o fogo tradicionalmente (...). Qualquer que risca o fogo para qualquer atividade, mesmo que não seja intencional de colocar fogo em tudo, às vezes ele está fazendo a própria atividade ali, mas isso é um risco muito grande. É literalmente uma chama que pode virar um incêndio florestal sem controle”, detalha. 

Fonte: Redação Terra

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar